Missionárias Rogacionistas

Nossa Missão

A vocação é um chamado de Deus. Podemos vivê-la de vários modos. Um deles é pela Consagração Secular como Missionária Rogacionista. Para essa opção de vida é necessária a vivência de três dimensões da animação e formação Rogacionista: o carisma do Rogate, o conhecimento de Santo Aníbal Maria Di Francia e o aprofundamento da Vida Missionária Rogacionista.

Aquela que deseja dispor-se ao seguimento do Cristo do Rogate, como missionária, deve empenhar-se na oração, nos estudos e nos trabalhos. Nas áreas da: socioeducação, comunicação, promoção humana e a pastoral nas comunidades paroquias. Além de muita vontade de servir ao Senhor da Messe.

Para ser Missionária Rogacionista a jovem é convidada a viver no mundo com as atitudes do Cristo pobre, casto e obediente, que se compadece vendo as multidões cansadas e abandonadas.

Também é importante o conhecimento de Santo Aníbal, a abertura para edificar a vida sob a Espiritualidade Rogacionista, sendo uma boa operária na messe. Para isso, a jovem cultiva um amor à Eucaristia, à Virgem Maria, a Santo Aníbal Maria e aos santos padroeiros do instituto.

A luz e a noite, o vento e o fogo, a água e a terra, a árvore e os frutos falam de Deus, simbolizam ao mesmo tempo a grandeza e a proximidade dele.” (CIC 1147)*

Consagração

Consagradas Seculares

As Missionárias Rogacionistas são Consagradas Seculares que vivem em seu ambiente familiar e social, sem se destacar dos outros, a não ser pelo empenho pessoal e o testemunho de vida cristã; participam dos eventos humanos e buscam o Reino de Deus nos afazeres temporais e ordenando-os conforme a vontade de Deus (LG 31).

Carisma

Rogate

Nosso carisma é o Rogate, palavra latina que significa rogar, pedir, rezar. Foi pronunciado por Jesus quando disse: “Rogai ao Senhor da messe que envie operários para sua messe” (Mt 9,38; Lc 10,2). Hoje vivemos esse carisma esforçando-nos por rezar pelas vocações, propagar esse espírito de oração como missionárias pelo mundo. Vivemos nosso carisma em diversos trabalhamos nas paróquias onde estamos inseridas: vocacional, juventudes, socioeducativo, formação e missão.

quem-s3

Imaculada Virgem Maria

As Missionárias Rogacionistas alimentam uma filial devoção à Imaculada Virgem Maria, Mãe da Igreja, Rainha e Mãe das Vocações, primeira Missionária Rogacionista. A Ela inspiram-se como exemplo de vida, de maternidade espiritual, de fidelidade ao Senhor, de cuidado às necessidades dos irmãos.

Vida e Missão

Missionárias pelo mundo

As Missionárias Rogacionistas vivem no mundo. Participam da missão evangelizadora e santificadora da Igreja, através do testemunho de vida cristã, à fidelidade de sua vocação secular e ao carisma Rogacionista.

Icon

Itália

Icon

Brasil

Icon

África

Icon

Filipinas

Icon

Polônia

A consagração secular tem suas raízes na consagração batismal. Através da profissão dos conselhos evangélicos as Missionárias Rogacionistas, com um título novo e especial, doam-se a Deus sumamente amado e se unem numa maneira mais íntima à Igreja e ao seu mistério, tornando por meio da oração e da ação sal da terra e luz do mundo (Mt 5, 13-14). Toda a sua vida se transforma assim num perene ato de culto e de empenho missionário.

As Missionárias Rogacionistas vivem segundo as exigências da consagração, de maneira que possam exercitar eficazmente e em qualquer lugar seu apostolado. Por isso cada uma mantém muita discrição a respeito da sua própria condição de consagrada e a dos outros membros da Associação.

Característica própria da Associação é a devoção ao Coração Eucarístico de Jesus, do qual, conforme o ensinamento de Santo Aníbal Maria Di Francia, brotou o Rogate(Cfr. GIOVANNI PAOLO II, Christifideleslaici (ChL), 15; 71. 3Cfr. AG 13).

A Associação é dedicada aos Corações Santíssimos de Jesus e de Maria, e tem, como padroeiros especiais, São José, São Miguel Arcanjo, os Santos Apóstolos, Santo Antônio de Pádua e Santa Teresinha do Menino Jesus.

Modelo de espiritualidade e de apostolado das Missionárias Rogacionistas é Santo Aníbal Maria Di Francia, insigne apóstolo da oração pelas vocações, pai dos órfãos e dos pobres e testemunho missionário.